segunda-feira, 1 de junho de 2009

Introdução à Geografia


Território, paisagem, lugar, espaço geográfico
Como as demais áreas do conhecimento, a Geografia também se apoia em categorias de aná­lise essenciais e em conceitos fundamentais. Sociedade, trabalho e natureza são categorias transcendentes mas importantes à nossa disciplina, visto que é da interação dessas três esferas da rea­lidade que resultam as categorias específicas da Geografia. Entre estas, destacam-se território, pai­sagem e lugar, como integrantes da categoria maior, objeto central do nosso estudo - o espaço geográfico. Como categoria geográfica mais abrangente, o espaço é um sistema de objetos e, portanto, um ter­ritório, visualmente perceptível através de paisa­gens, ao qual se acresce e com o qual interage um sistema de relações sociais, que imprime um dina­mismo a todo o conjunto.
As relações sociais se operam através de objetos, com os quais assumem materialidade e se expres­sam no espaço. Assim, determinam as formas e os conteúdos dos objetos do território e das paisagens. São as relações sociais que conferem significado às paisagens, tornando-as lugares. Portanto, o es­paço geográfico é território e é lugar, cuja percepção visual é a paisagem. O espaço geográfico é uma totalidade dinâmica, em permanente mutação, determinada pelas interações entre sociedade e natureza, mediada pelo tra­balho social. Contém um território onde cada con­junto de objetos apreendido pela nossa vista forma uma paisagem, que por sua vez constitui lugar para as pessoas a ela vinculadas afetivamente.
Temos consciência de que, no ensino funda­mental, não é adequado falar em "categorias de análise" e muito menos exigir dos educandos a memorização de definições prontas e acabadas sobre elas. Entendemos que a tarefa do professor é auxiliar os alunos a se aproximarem, gradualmen­te, de conceitos e categorias importantes para com­preender a realidade do ponto de vista geográfico. Sucessivas aproximações devem ser feitas por meio de propostas diversificadas de trabalho, cria­tivas e apoiadas em diferentes recursos, para que os alunos construam generalizações e compreen­dam certos princípios. Daí a preocupação da cole-ção em criar seções com linguagens variadas que possam dar suporte a um trabalho pedagógico de construção de uma base conceituai por parte dos alunos.Por último, consideramos importante incluir neste manual uma síntese de algumas das catego­rias mencionadas anteriormente. A ideia é que você reflita sobre elas para embasar melhor suas inter­venções pedagógicas e para compreender as pro­postas da coleção.

Território
[...] compreender o que é território implica também compreender a complexidade da convivência em um mesmo espaço, nem sempre harmónica, da diversidade de tendências, ideias, crenças, sistemas de pensamento e tradições de diferentes povos e etnias. [...] A categoria território possui uma relação bastante estreita com a de paisagem. Pode até mesmo ser considerada como o conjunto de paisagens contido pêlos limites políticos e ad­ministrativos de uma cidade, estado ou país. É algo criado pêlos homens, é uma instituição.
Paisagem
É definida como sendo uma unidade visível, que possui uma identidade visual, caracteri­zada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho! Assim, por exemplo, quando se fala da paisagem de uma cidade, dela fazem parte seu relevo, a orientação dos rios e córregos da região, sobre os quais se implantaram suas vias expressas, o conjunto de construções humanas, a distribuição da população que nela vive, o registro das tensões, sucessos e fracassos da história dos indivíduos e grupos que nela se encontram. É nela que estão expressas as marcas da história de uma sociedade, fazendo, assim, da paisagem uma soma de tempos desiguais, uma combinação de espaços geográ­ficos.

Lugar
[...] a categoria lugar traduz os espaços com os quais as pessoas têm vínculos mais afe-tivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praça, onde se brinca desde menino, a ja­nela de onde se vê a rua, o alto de uma colina, de onde se avista a cidade. O lugar é on­de estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.

Espaço geográfico
O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econó­mica e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é também marcada por laços afetivos e referências socioculturais. Nessa perspectiva, a histori­cidade enfoca o homem como sujeito construtor do espaço geográfico, um homem social e cultura , situado para além e através da perspectiva económica e política, que imprime seus valores no processo de construção de seu espaço.
Extraído de Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia - Brasília, MEC/SEF, í 997. p. 74-6.

Nenhum comentário:

Eu amo São José da Laje

Eu amo São José da Laje